Política em Venturosa e Região




Não se deve ser injusto. "Estamos sentindo falta de Donizete", diz o amigo.

Donizete Zacarias

Um amigo fez uma observação interessante: "Estou sentindo falta de Donizete nos eventos".

Conversávamos por telefone sobre futebol, protestos, black blocs e política, quando ele disse isso.

A crítica foi feita numa tempestade de fotos que invade a rede social. É válido que se queira divulgar as ações ou participações das lideranças do grupo, afinal, um dos lemas da política é: "falem bem ou mal, mas falem de mim". O que se observou é que há um esquecimento quase que proposital do amigo Donizete Zacarias.

Donizete é uma figura carismática. Manteve a oposição unida quando disputou uma eleição contra um gigante da política venturosense, o ex-prefeito Eudes Tenório Cavalcante. Ali já mostrava sua coragem, afinal, outras lideranças se esquivaram do embate por considerarem como a certa a derrota naquele pleito. Donizete foi um Davi que enfrentou um Golias de popularidade e aprovação. Não havia como vencer e ele sabia disso, mas também sabia que numa democracia todos tem o direito de apresentar o seu projeto.

Quatro anos depois Donizete seria o candidato natural do partido. Em sua humildade e querendo somar forças para tornar o partido vermelho mais competitivo, aceitou a aliança com o empresário José Lemos de Vasconcelos e mais que isso, aceitou ser o vice na chapa. Só um homem que coloca o grupo acima de suas ambições é capaz de tal sacrifício! O resultado foi que o partido conseguiu 42,7% dos votos, um derrota por 7,3%, quando os institutos previam cerca de 13%. 

Lemos aparece hoje como candidato natural numa próxima eleição. Alguns falam da existência de pesquisas que comprovam que o partido mantém 40% dos votos do município. O sacrifício de Donizete Zacarias produziu frutos, mas onde está o reconhecimento que deveria ser dado a ele? Por quê não o convidam para eventos, visitas e reuniões? Na política não se deve ser injusto com os aliados, se eles resolverem cruzar os braços o resultado pode ser catastrófico. Os menos partidários muitas vezes migram da oposição para situação. Claro que Donizete não fará isso, mas nunca se esqueçam daqueles que o admiram e só entram numa campanha por conta dele.

Foi mais ou menos isso que o amigo me expôs.

Ele é um sábio.

domingo, 26 de maio de 2013


ATRASOS NOS REPASSES COM A CAIXA PELA PREFEITURA DE VENTUROSA TERIAM MOTIVADO NOTIFICAÇÕES DE INCLUSÃO DO NOME DOS FUNCIONÁRIOS NO SPC

No início de 2013 vários funcionários públicos do município de Venturosa foram surpreendidos por comunicados expedidos devido a débitos contraídos com a Caixa Econômica Federal. Esses funcionários possuíam empréstimos descontados em folha, e o montante era descontado mês a mês pela Prefeitura de Venturosa - PE. Como se deve o que está sendo pago?

Dezenas de funcionários receberam essas "cartas" informando-os que o não pagamento desses débitos incorreria no ingresso de seus nomes no Sistema de Proteção ao Crédito - SPC. O assunto foi levado a atenção dos vereadores Dedê Galdino (PDT),João Henrique(PSB, Charlles Adriano (PDT),  Valdeir de Oliveira Sales, o popular Nêgo de Abílio(PSD) e Nelcimar Tenório( PR). 




Como as cartas continuaram a chegar, os mesmos enviaram ofício ao órgão competente e receberam a seguinte resposta:


OU SEJA

A prefeitura recolhe o dinheiro, mas demora a repassá-lo para a Caixa. A impontualidade da Prefeitura Municipal de Venturosa gera a inadimplência dos clientes e os empréstimos de Janeiro e Março foram quitados com um mês de atraso! Seria bom que a Sec. de Administração pudesse esclarecer aos funcionários o porque isso vinha acontecendo.

Ex-Prefeito de Venturosa é investigado por improbidade administrativa e pode perder os direitos políticos por 05 anos


O ex-prefeito de Venturosa, o senhor Eudes Tenório Cavalcante é citado em  processo por improbidade administrativa. O processo de nº 0000152-51.2012.4.05.8310 pode ser consultado no endereço eletrônicohttp://www.jfpe.jus.br/index.php/processos/consulta-processo.html. O mesmo foi proposto pela União onde os réus apontados são o ex-prefeito e um de seus secretários.



Caso seja condenado o ex-prefeito estará sujeito as seguintes sanções:

·         Ressarcimento do dano (que segundo o processo será de R$ 182.239,09)
·         Suspensão dos direitos políticos por 05 anos;
·         Pagamento de multa civil.
·         Perda da função pública (cargo, emprego ou função);

Para compreender um pouco melhor.

Entende-se por Improbidade administrativa o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração, cometido por agente público, durante o exercício de função pública ou decorrente desta. Também constitui ato de improbidade praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência.

No referido processo se aponta a existência da comprovação da prática de ato de improbidade consistente em desvio de finalidade na aplicação de verba federal. 

AINDA SOBRE EDUARDO CAMPOS




O jornal do Commercio de sábado trouxe em sua capa a justificativa a respeito das dúvidas sobre a vinda do Governador Eduardo Campos à Venturosa e que levou o cerimoniário do Estado à expedir um convite com o nome do vice-Governador João Lyra: o lançamento oficial da Comissão da Verdade, um grupo de trabalho que vai investigar os abusos da Ditadura Militar no Estado. O evento contou com a presença do Governador Eduardo Campos e do ex-Governador Jarbas Vasconcelos. Há quem diga que a aproximação entre os dois (ex-desafetos políticos um do outro) é mais um dos indícios de que Eduardo Campos planeja em pouco tempo se transferir de palácio: do Campo das Princesas para o Planalto!
Em Venturosa a dúvida atingiu até mesmo o governo municipal, que chegou a anunciar em carro de som que quem estaria presente era a comitiva do governo de Pernambuco.  Situação e oposição deveriam fazer como Eduardo e Jarbas, perdoarem-se mutuamente. 

SÁBADO, 2 DE JUNHO DE 2012


Fala do Governador Eduardo Campos em Venturosa



Em seu discurso o Governador Eduardo Campos deu uma aula não apenas de retórica, mas de condução política e administrativa.

Frustou aqueles que queriam se "apossar" de sua pessoa, saudando todas as lideranças políticas presentes, algo muito justo já que apenas algumas delas o apoiaram de fato em suas duas campanhas pelo governo do Estado. 

Eduardo mostrou que conhece profundamente a realidade da nossa região e educadamente refutou a tese que poços artesianos seriam a solução para falta de água em Venturosa.

Como se portou no seminário "Todos Por Pernambuco", ouviu ao apelo de algumas pessoas antes de se despedir da cidade e a alguns desabafos. Em um deles, a senhora Lúcia queixou-se da saúde da cidade. Tentaram impedir sua fala, mas Eduardo pediu para que ela continuasse. Fez valer as palavras do Ministro Mendes Ribeiro que declarou a seu respeito: "O governador Eduardo gosta de gente."

Ainda sobre a visita de Eduardo e do Ministro Mendes Ribeiro pessoas declararam a este blog que as autoridades estaduais e federais ficaram chocadas com o abandono do nosso Campo de Futebol. Só assim  para que elas conheçam  a real situação das cidades do interior. Visitando-as.

SEXTA-FEIRA, 1 DE JUNHO DE 2012


Governador Eduardo Campos lança campanha de vacinação de aftosa em Venturosa - PE

Chegada de Eduardo Campos ao Parque de Exposição acompanhado por lideranças políticas.

Venturosa - 01 de junho de 2012. Na manhã desta sexta-feira o governador Eduardo Campos compareceu ao Parque de Exposições deste município em companhia do Ministro Mendes Ribeiro Filho para lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, além Lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa e outras ações como o lançamento do cartão do Produtor, a entrega de carros do convênio animal, a assinatura do Convênio Vegetal e a entrega de milho pela CONAB.

Entrega simbólica de milho pela CONAB

Numa fala emocionada, o agricultor Aparecido - o popular Cido da Carrapateira - agradeceu ao governador Eduardo Campos pelos esforços e pelo compromisso com o homem do campo, elogiando a parceria da ASA com os pequenos produtores rurais na construção das cisternas calçadão e advertiu aos companheiros do campo: "Não devemos vender esse milho a ninguém. Esse milho é nosso e não deve ser vendido a comerciante nenhum e depois ser vendido pelo dobro do preço a gente"! Cido também ressaltou a importância dos agricultores se organizarem para ter acesso aos benefícios oferecidos pelos governos Estadual e Federal.

O senhor Eraldo Tenório Bezerra, fiscal da Adagro em Venturosa, recebeu as chaves simbolizando a entrega dos carros modelo Fiat Uno adquiridos para a empresa por meio do convênio animal.

Receberam o cartão produtor das mãos do governador e do ministro os senhores Jurandir Rodrigues da Silva e Antônio Zacarias Filho.



DAS FALAS DAS AUTORIDADES

A cerimônia prosseguiu com as falas das autoridades constituídas.  O Secretario de Agricultura e Reforma AgráriaRanilson Ramos saldou as autoridades presentes e o vice-prefeito Paulo Tenório e  afirmou que o desenvolvimento de Pernambuco é resultado do comprometimento do governo Eduardo Campos, que segundo ele, "fez direito todo o dever de casa" e que da próxima vez em que se encontrasse com o Ministro seria em um novo contexto: "Pernambuco livre da aftosa".

O prefeito do município, o senhor Eudes Tenório Cavalcante, falou sobre a situação da cidade, das obras realizadas em sua administração frisou que era do seu intento construir 20 poços artesianos no município e solicitou do governador o apoio na construção de uma grande barragem para o município de Venturosa com capacidade de 17 a 20 milhões de metros cúbicos.

O ministro Mendes Ribeiro frisou a honra de trabalhar em conjunto com o governador Eduardo Campos. Exaltou o crescimento e a valorização do Brasil num momento repleto de figuras políticas importantes como o ex-presidente Lula, o governador Eduardo Campos e a atual presidente Dilma. Reconheceu o drama da seca que assola o nordeste e o orgulho que sentia em relação à força do povo dessa região para superar essas dificuldades.  Narrou as ações do seu Ministério e o compromisso da presidente Dilma para a construção de um Brasil ainda melhor.


Em seguida o governador Eduardo Campos que iniciou sua fala em meio a uma salva de palmas. Explicitou a alegria de estar junto do ministro Mendes Ribeiro e agradeceu a todos que estavam presentes e dedicavam-lhe apoio, aos prefeitos presentes, vereadores, o agricultor José Aparecido - Cido - e as lideranças políticas presentes: Dr. Iterbo, Ernandes, João Bosco, Donizete, João Henrique e Lemos. O governador também fez menção aos que receberam os cartões e ao superintendente da CONAB.

O governador lembrou o pioneirismo de Arraes ao levar luz elétrica para o campo, ação que serviu de inspiração para o programa luz para todos do governo federal. Reconheceu a gravidade da seca "como a mais dura estiagem dos últimos 40 anos". Pela composição do solo essa região encontra dificuldades na perfuração de poços artesianos e disse que "temos que aprender a lidar com a água, buscar todas as formas    (de preservá-la) como cacimbões e barragens, como o governo quer ser parceiro, mas temos aqui em curso, ministro, uma grande ação que é trazer a água do São Francisco". Explicou que o governo de Pernambuco já fez a contratação dos canos para levar água para 60 municípios pernambucanos, incluindo Venturosa. 

Eduardo Campos explicou a atuação do seu governo no campo econômico, com ações como a do Bolsa Estiagem, a transferência do estoque da Conab a preço baixo para o agricultor, tirar o imposto das rações na entrada em pernambuco e a compra de caprinos e ovinos dos agricultores para que estes não sejam explorados!

No campo social foi destacado as ações do programa Mãe Coruja.

Sobre a falta de água o governador frisou o mau uso da sua distribuição "pelos velhos coronéis para obrigar as pessoas a votarem em quem eles queriam e foi contra isso que nos posicionamos a vida inteira". Para Eduardo a água é um meio de libertação do povo e cabe ao povo comunicar onde ela é usada como favor. Obras como a adutora e a construção de cisternas calçadão reforçam a confiança que o povo pernambucano conseguirá atravessar essas dificuldades mais uma vez.

Com isso despediu-se do povo de Venturosa e pôs fim ao evento.

POLÊMICA SOBRE A VINDA DO GOVERNADOR

Até as 17h00 da quinta-feira (31 de maio) havia dúvidas sobre a presença do governador Eduardo Campos  no evento de hoje. Tudo foi iniciado com um ofício enviado às lideranças municipais e regionais do próprio cerimoniário do governo anunciando a presença do vice-Governador do Estado, João Lyra Neto.  A agenda oficial também não registrava os compromissos do dia 01 de junho, o que gerou certa ansiedade compensada com a presença de Eduardo, que a cada dia angaria aliados e respaldo popular para saltos maiores em sua carreira política.



Pesquisa de intenção ou indução na pesquisa?





Será cada vez mais frequente a realização de pesquisas “científicas” para aferir a intenção de voto do eleitorado venturosense. Criou-se na cidade a ideia de que os resultados divulgados são como a palavra de Deus: eterna e imutável. Uma pesquisa de intenção de voto serve para que determinado grupo conheça os desejos do eleitor naquele momento específico, e este, dependendo de vários acontecimentos pode mudar. Isto já foi visto em Pernambuco com o confronto Mendonça Filho x Humberto Costa x Eduardo Campos. Eduardo largou atrás nas pesquisas e hoje é o governador melhor avaliado pelos pernambucanos.

Mas a questão que motiva este post é a formulação do questionário da pesquisa: As perguntas que mais chamavam atenção eram: “Como você avalia o trabalho (do atual prefeito)?” , “Você votaria no candidato indicado (pelo atual prefeito)?”, “Você acha que (aparece o nome do candidato apoiado pelo prefeito) quando eleito vai continuar o trabalho do prefeito?” E só depois se pergunta em quem o entrevistado deseja votar. Antes que me esqueça, o entrevistado é obrigado a fornecer seu endereço e dados pessoais específicos, como telefone e número de documentos. Tudo para preservar sua identidade, claro.

Outra questão interessante é o uso da imagem do governador Eduardo Campos. As vésperas de sua visita a pesquisa interrogava: "Você votaria no candidato apoiado pelo governador"?

Como várias pessoas tem relatado a este blogueiro, funcionários já sofrem pressão e são questionados em quem vão votar. Alguns afirmam que são ameaçados em seus locais de trabalho então não será nenhuma surpresa que com esse método transparente, científico e democrático de perguntar, o candidato apoiado pelo prefeito mais uma vez lidere as pesquisas de intenção de voto.

E caso minha previsão se confirme essa pesquisa pode ser divulgada como as duas últimas: com queima de fogos nos quatro cantos da cidade e com cabos eleitorais gritando resultados nunca registrados ou então com os cabos eleitorais virtuais divulgando (inexistentes) índices de rejeição em redes sociais, o que poderia ser tratado como crime eleitoral, já que estas pesquisas precisam ser registradas antes de realizadas e terem seus métodos explicitados.

Cabe então ao grupo oposicionista não apenas questionar a validade do método, mas, em breve, contratar um instituto isento e divulgar pesquisa própria, o que deverá ocorrer durante o período eleitoral, após o registro dos seus candidatos.


Eduardo Campos e o Ministro Mendes Ribeiro Filho virão a Venturosa em 01 de junho



O governador Eduardo Campos (PSB) deve comparecer ao município de Venturosa para lançamento de campanha de combate à febre aftosa no dia 01 de junho. Junto ao governador devem estar presentes o Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho e deputados alinhados ao governo estadual.



Segundo noticiado pelo site últimos fatos : "A informação foi confirmada em primeira mão para o Campo Rural pela Adagro – Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco. Mendes Ribeiro deve se juntar à comitiva do Governador Eduardo Campos e seguir até Venturosa, no Agreste. A cidade a 245 km do Recife foi escolhida para o lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. Em Pernambuco a campanha normalmente acontece em maio e novembro, mas a primeira etapa deste ano foi adiada como já noticiamos".

Opinião - Djacir Geraldo Alexandre Galindo

Recebi por e-mail este micro artigo de autoria do presidente da Câmara de Vereadores de Venturosa, o Sr. Djacir Geraldo Alexandre Galindo - o popular Gera - e o publico na íntegra. O nobre vereador expõe suas interpretações acerca da pesquisa divulgada boca à boca na noite de Quinta-Feira na cidade de Venturosa e que até o presente momento não se encontra registrada no sítio do TRE Pernambuco.

O blog agradece a contribuição do vereador Gera, conhecido de muitos anos e que tem o respeito do titular deste espaço. Que esta possa ser a primeira de muitas contribuições dos vereadores da cidade de Venturosa para esclarecer ao povo como eles pensam e interpretam os acontecimentos de interesse público.

AS PRÉVIAS DA ELEIÇÃO EM VENTUROSA PARA 2012.


Já estamos no mês de março e falta praticamente 6 meses para eleições. O que me admirou o prefeito dr. Eudes foi como ele planejou a escolha do seu candidato. Ele não impôs Ernandes para candidato, foram as pesquisas que o indicaram. Não que Ademar , Lemos sejam mal pessoas, inclusive, admiro eles como pessoas mas se projetaram politicamente tarde e Ernandes já vinha fazendo politica desde que Eudes ganhou. E até hoje lidera nas pesquisas dos demais. Por isso a eleição esta mais favorável para ele, principalmente com o trabalho do prefeito que vem excelente. Você vê esta exposição que foi feito a semana passada , por ser a primeira já foi estrondosa para região e elogiada por todos , organizada principalmente por Zé de Jú , e de muitos trabalhos que não precisa comentar que todos já sabem. Não falo de ninguém, mas o trabalho sempre vence.

CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO FAZ-SE CAMINHO AO ANDAR.

 Djacir Geraldo Alexandre Galindo 
ATT. VEREADOR.

O blog mantém espaço para todos que queiram se manifestar. Caso tenha o desejo de ter um artigo publicado aqui escreva-o e envie-o para o e-mail: blogdoemersonluiz@ig.com.br  e ele será publicado integralmente. 

Comentários anônimos são moderados. Caso deseje que seu comentário seja publicado sem moderação identifique-se logado à uma conta do google, orkut, face book ou g-mail.

O autor do blog não se responsabiliza por comentários de terceiros.

SEXTA-FEIRA, 23 DE MARÇO DE 2012


Artigo de Opinião - Tarcísio Victor


Recebi este artigo por e-mail do jovem Tarcísio Tenório Victor e tenho o prazer de publicá-lo neste blog. É sempre bom ver que os jovens de nosso município rompem as barreiras impostas e expressam o que sentem e percebem do mundo com clareza, objetividade e respeito.

A seguir a íntegra do artigo:



Aos que acreditam que a eleição se decide no mês Março. 




Ontem, dia 23\03\2012, a cidade de Venturosa foi tomada por uma série de explosões de fogos. O motivo: resultados de uma pesquisa, que segundo foi divulgado por partidários do governo, sagrava Ernandes liderando as intenções de voto para prefeito de Venturosa com ampla vantagem. Não sou estatístico e não tenho instrumentos para questionar números, por mais absurdos que estes possam parecer a mim ou a maioria dos cidadãos deste município. 

Não posso confirmar nem negar a margem de vantagem atribuída ao candidato Ernades, mas, não foi nenhuma surpresa para mim, tendo em vista que o prefeito declarou o seu apoio a Ernandes e que há uma campanha implícita para sua eleição já há um bom tempo. Nada mais natural. 

Estamos com um pré-candidato há aproximadamente 20 dias, e mesmo em tão pouco tempo, se formos comparar com o candidato da situação, o nosso representante vem em uma crescente considerável. Caso os dados da pesquisa se confirmem, levanto a seguinte questão: Quantos candidatos à prefeito não gostariam de subir 25 pontos percentuais em tão poucos dias? 

Lembremos que, eleições que pareciam imbatíveis, desmoronaram em um piscar de olhos. Aqui vai alguns exemplos: 

– Jonas em Buíque, enfrentou uma lenda viva da política de Buíque (Arquimedes); Jonas era o quinto colocado, em um universo de 5 candidatos, e isso a menos de 1 ano da eleição. No final das contas, Jonas ganhou a confiança do povo, e tornou-se Prefeito de Buíque com apenas 25 anos. 

– Eduardo Campos, na eleição de 2005\2006 figurava até 1 mês do dia da eleição em 3º lugar, atrás de Mendocinha e Humberto Costa, respectivamente. Eduardo Campos, mostrou, na reta final da eleição, todo o seu potencial político e hoje é Governador reeleito pelo estado de Pernambuco. 

– Armando Monteiro, iniciou as disputas eleitorais para o Senado em 2010, onde figurava como 3º colocado, ficando atrás, segundo as pesquisas, de Marco Maciel (homem público tido como imbatível na política pernambucana) e Humberto Costa. Frise-se que somente dois senadores poderiam ser eleitos. Ao abrir das urnas, Armando Monteiro surpreendeu os adversários, e sagrou-se o senador mais votado de Pernambuco, seguido por Humberto Costa. Marco Maciel amargou a sua primeira e aparentemente inacreditável derrota política. 

Poderia falar dezenas de exemplos, mas me dou por satisfeito. 

Não quero dizer com essas palavras que Lemos e Donizete já ganharam ou vão ganhar a eleição; mas digo, com toda convicção: a eleição só acabará quando o último voto for contabilizado. 

Política não se decide anos, meses ou dias antes de abrir as urnas. A pesquisa que realmente decide o destino de uma cidade é feita no primeiro domingo do mês de outubro; essa pesquisa sim, eu e todos aqueles que compartilham dessa opinião, faremos questão de ganhar; e vamos ganhar. 

Todos os que discordam do meu pensamento têm o meu respeito; afinal, essa é principal virtude de viver em uma Democracia. 

Encerro este artigo de opinião com um ditado de nossa cultura nordestina: "Celebrar a vitória de uma eleição meses antes dela acontecer, é que nem peito de homem, não serve de nada". 

Tarcísio Tenório Victor

O blog mantém espaço para todos que queiram se manifestar. Caso tenha o desejo de ter um artigo publicado aqui escreva-o e envie-o para o e-mail: blogdoemersonluiz@ig.com.br  e ele será publicado integralmente. 

Comentários anônimos são moderados. Caso deseje que seu comentário seja publicado sem moderação identifique-se logado à uma conta do google, orkut, face book ou g-mail.

O autor do blog não se responsabiliza por comentários de terceiros.


Deputado Júlio Cavalcanti visita Venturosa - PE



Na noite do dia 19 de março o Deputado Júlio Cavalcanti (PTB) visitou a cidade de Venturosa por ocasião dos festejos de São José e de sua Emancipação Política. Na ocasião encontrou-se com membros do PSD, PSB, PTB e PDT.

Numa conversa breve o Dep. Júlio Cavalcanti expressou sua alegria por estar presente na cidade numa data tão importante e felicitou os pré candidatos Lemos e Donizete pela ação conjunta em unir os diversos partidos em torno de um objetivo maior que é o bem da cidade.

PSD em Venturosa reúne lideranças e firma de vez o nome do seu candidato.

Na última quinta feira o PSD reuniu algumas de suas principais lideranças para deliberar sobre a atuação e expansão da sigla na cidade de Venturosa - PE. Numa reunião serena onde estiveram presentes Paulo Tenório Sobrinho, Zé de Jú, Poché e Rubens Valério e José Lemos entre outras lideranças comunitárias foram pesados os pró e contras e as ações a serem tomadas em uma campanha.


"Não existe campanha mole", afirmou Zé de Jú, mas reiterou seu total apoio a candidatura de Lemos. Paulo Tenório, tradicional liderança política na cidade foi enfático: "Estarei com Lemos onde ele estiver e até o fim"


Os presentes decidiram pela manutenção do nome de José Lemos Vasconcelos como candidato a prefeito no pleito desse ano e anseiam novo encontro com as lideranças do grupo Vermelho para enfim formalizar a união e a escolha dos seus candidatos.

SÁBADO, 25 DE FEVEREIRO DE 2012


OPOSIÇÃO INICIA DIÁLOGO PARA FORMAÇÃO DA CHAPA QUE DISPUTARÁ AS ELEIÇÕES EM VENTUROSA



Sábado 25 de fevereiro - A propriedade do Sr. Avanildo Vaz localizada no sítio Azevém no município de Venturosa sedou um encontro de lideranças e populares para debater sobre possíveis alianças para o pleito que se aproxima. "É a primeira de uma série de reuniões que visam propor melhorias para o povo de Venturosa". Afirmou um dos presentes. 

O encontro mais esperado era entre os pré-candidatos José Lemos, o Seu Lemos, e Donizete Zacarias. Muitos torcem para que sejam eles a formarem a chapa que disputará as eleições pelo grupo de esquerda. 

Estiveram presentes lideranças do PSD como o Vice-Prefeito Paulo Tenório Sobrinho, os vereadores Adelson de Macêdo, Adilson Leonilo (Pitu) e a vereadora Professora Lúcia, todos do PTB. Lideranças do PDT e PSB também se fizeram presentes para endossar a possível aliança entre o PSD de Lemos e Paulo Tenório e o Partido Vermelho (PSB, PDT, PTB) que tem em Donizete Zacarias seu maior expoente.

"O clima é de euforia" dizia uma das lideranças comunitárias: "Todos reunidos não por interesses pessoais e sim para fazer o melhor para Venturosa. Temos grandes chances de fazer a diferença".

Se a chapa se confirmar vai ser bom. Lemos e Donizete tem muito a oferecer pra Venturosa, só que será uma eleição dura! Apostava um dos agricultores. Pelo que se viu hoje o ânimo que faltava para esquentar a disputa foi aceso.



PSD DEFINE: LEMOS SERÁ CANDIDATO A PREFEITO DE VENTUROSA

Após iniciar as reuniões da Agenda Positiva de Venturosa o PSD (Partido Social Democrático), fundado pelo vice-prefeito Paulo Tenório Sobrinho, decide que o empresário José Lemos de Vasconcelos, conhecido popularmente por Seu Lemos será o candidato a prefeito pela legenda nas eleições municipais deste ano.

Seu Lemos é um bem-sucedido administrador de empresas que ocupou cargos no setor público como bancário e secretário municipal de Educação de Venturosa.

A grande expectativa agora é entre a união do PSD com os partidos que formam o grupo de oposição ao atual governo. Nos bastidores várias lideranças e cabos eleitorais do Partido Vermelho (Como é conhecida historicamente a oposição em Venturosa) já tem por certa a união entre Seu Lemos e Donizete Zacarias (Que disputou a última eleição e se coloca hoje como uma das principais lideranças da oposição e candidato natural para formar a chapa que disputará contra o candidato do governo, o popular Ernandes da Farmácia).

Segundo uma fonte que prefere não ser identificada: Nós (Partido Vermelho) queremos o melhor para Venturosa. Quem vai decidir como a chapa será formada são eles (Donizete e Lemos). Assim que eles decidirem estaremos prontos para trabalhar com toda força.

Para outro que pediu para ser chamado apenas de "amigo" a situação é favorável: Lemos é um homem de visão e um administrador reconhecido. Basta ver as empresas que ele dirigiu esses anos todos. Ele vem para somar e não para dividir. Teve gente do grupo do governo querendo barrar essa aliança desde o começo, gente até que se fez que estava com ele, mas quando o povo quer uma coisa não tem jeito. Agora é só esperar o que eles (Lemos e Donizete) vão decidir. 

Como sempre o blog mantém espaço aberto ao debate e as opiniões diferentes. Continuaremos a postar notícias sobre as pré-candidaturas e movimentos dos partidos aqui no blog.