domingo, 7 de junho de 2015

As razões para que Ernandes seja candidato em 2016. O blog ouviu pessoas que listam motivos que justificariam uma disputa com chances de vitória


POLÍTICA


O último post sobre a política em Venturosa causou furor. Os partidários de Eudes vibraram e os de Ernandes ficaram irritados. Mais uma vez novos fatos surgem dos bastidores. “Não houve consenso e Ernandes ainda pode disputar sua reeleição”, dispara uma fonte que pede o anonimato.

Caros leitores, política no Brasil é como nuvem que passa, pode mudar rápido dependendo para onde o vento sopre.

Como nada está decidido, ouvi algumas pessoas  que gostam de política, gente de Venturosa que votou ou que, como eu, não votou em Ernandes para tentar construir uma análise do seu governo e de razões que justificassem uma possível candidatura em 2016. 


Os nomes dos colaboradores não serão expostos para evitar polêmicas, mas foram dessas conversas surgiram os pontos expostos a seguir que mostram porque Ernandes, caso queira, pode, tranquilamente, disputar as eleições de 2016.

·         Tem feito um governo coerente e enxuto. Em tempos de crise econômica e queda de arrecadação, tem mantido a máquina pública funcionando de forma eficiente.
·       
         Soube manter o que foi positivo da administração anterior e imprimir uma marca própria em seu governo. Vários secretários fizeram parte da gestão Eudes, como os que comandam as pastas de Administração, Educação e gerem a área de finanças. A Agricultura e o setor de Obras, por exemplo, renovadas na gestão de Ernandes, têm agradado a grande parte da população e desempenhando um papel dinâmico. Na área da Cultura o munícipio poucas vezes foi tão bem assistido como é hoje. Uma política que tem priorizado as produções locais sem se pautar por cores partidárias nem perseguir artistas.

      Tem concluído obras deixadas pelo seu antecessor e realizado novas em seu governo. Muitos dos projetos deixados pela administração anterior foram ou estão sendo concluídos. Alguns causaram dor de cabeça a atual gestão. Fora isso existem ideias próprias e projetos inovadores, como o da usina de tratamento de esgoto, que espera apenas o trâmite legal para ter suas obras iniciadas, quadras cobertas nas escolas municipais, abertura de poços, recapeamento de estradas, ruas calçadas, biblioteca municipal e dinamização dos serviços de saúde.
·         
       Conquistou, por mérito próprio, trânsito livre com o governo estadual. Na política é preciso ocupar espaços. Ernandes tem demonstrado afinidades com o governador Paulo Câmara e o staff de seu governo, o que rendeu repasses do FEM e várias obras para o município.

       
       O respeito aos adversários e a capacidade de somar forças. Muitos pensaram que ao ser eleito Ernandes traria as marcas negativas dos tempos em que o PFL governou Venturosa. A perseguição política sendo uma delas. O que se viu foi um político aberto ao diálogo, respeitoso das ideias divergentes e que conseguiu conquistar o respeito de pessoas que, até então, lhe faziam oposição no campo das ideias. Hoje uma candidatura de Ernandes seria capaz de contar com o apoio de lideranças e eleitores do partido vermelho em uma aliança de forças.
·         
       Aprovação popular. Eudes é de longe mais carismático que Ernandes, mas o atual prefeito não tem grandes índices de rejeição. Se no passado Ernandes dependeu de Eudes como padrinho político, hoje ele já desfruta de prestígio pessoal e força para se lançar candidato. Segundo se apurou, muitos servidores se sentem mais à vontade com o atual prefeito que com o seu antecessor.
·         
       Tem o direito de disputar a reeleição. A reforma política, como está sendo aprovada, dá aos prefeitos eleitos em 2012 o direito de disputar mais uma eleição. Eudes pôde disputar o governo duas vezes, por quê negar esse direito ao seu sucessor?

O grupo não está coeso na decisão de apoiar a candidatura de Eudes. Embora Eudes seja muito popular e carismático e seja um nome forte dentro do grupo governista, muitos defendem a candidatura de Ernandes por vários motivos. Até alguns eudistas de carteirinha admitem que ele poderia esperar para disputar as eleições de 2020, respeitando o direito de Erandes de disputar a reeleição.

Dessa forma, não se espantem se o prefeito Ernandes se manter firme no propósito de disputar sua segunda eleição.

E vocês, leitores e leitoras, concordam com o que foi apontado nesse post? Mande seus comentários para o blog.

13 comentários:

  1. Acho que Ernandes devia ser candidato de novo.

    ResponderExcluir
  2. ERNANDES ESTÁ TRABALHANDO, MAS DEVIA ATENDER AS PESSOAS EM CASA, Pagar mais cirurgia, visitar mais o povo nas suas csas, ter um melhor discurso. porque dilma só ganhou as eleções por causa do bolsa familia
    se não tinha ganhado

    ResponderExcluir
  3. Acho que Ernandes devia ser recandidatar.

    ResponderExcluir
  4. Eu por exemplo, só votarei em Hernandes se o calçamento do bairro arco-íris for concluído antes das eleições. Pois de projeto ja estamos cheios.
    E não sou anônimo. Meu nome é Marcos Valério.

    ResponderExcluir
  5. Eudes prefeito e Ernandes vice,e o vermelho acabousse, pois querem só uma abertura para separa o grupo.

    ResponderExcluir
  6. Se Eudes pôde disputar sua reeleição, porque Ernandes não pode? Ernandes para prefeito em 2016!!!!!

    ResponderExcluir
  7. EUDES ACHA QUE A POSIÇÃO DE PREFEITO PERTENCE EXCLUSIVAMENTE A ELE!!!!!!!!!!! NADA PREPOTENTE O GAROTO.......

    ResponderExcluir
  8. TEM QUE SER EUDES ELE QUE FEZ E SEMPRE ESTÁ FAZENDO TUDO POR VENTUROSA!!

    ResponderExcluir
  9. A chance já foi dada ao atual prefeito Ernandes, independentemente de direito de reeleição temos que ter como foco o melhor para o povo, e quanto a isso quem entende sabe que foi e será Eudes. Não podemos parar e sermos egoístas a ponto de pensarmos em si próprio... O povo quer EUDES de volta, e acordo até onde sei deveria ser cumprido. Vamos Eudes essa luta está apenas começando...

    ResponderExcluir
  10. Quando o "garoto" Eudes assumiu a prefeitura, ele botou a casa em ordem...nada mais do que sua obrigação quanto prefeito. Foi uma ação notória, que fez dele uma figura elogiada, até pelos adversários.Com tudo Ernandes desde que assumiu vem mantendo essa qualidade, fazendo jus a sua obrigação. Somando a isso tem adquirido muito para nosso município. Seja através de projetos,programas, através de recursos próprios,etc. Mas como a casa encontra-se ainda em ordem essa visão não é tão impactante quanto foi quando o "garoto" Eudes assumiu.O "garoto" também diz por aí que foi ele quem colocou Ernandes. Sim, porque não poderia continuar, só por isso. Mas hoje Ernandes já caminha por seus próprios méritos, já é uma liderança a altura de muitos... ah! com uma diferença, ele recebe as pessoas, escuta, cativa ao contrário do "garoto" que não lhe deixa falar, pois só ele fala. Sem contar que você é recebido a coises e piadinhas, indiretas. Reflitam... DEMOCRACIA OU DITADURA...

    ResponderExcluir
  11. Venturosa vive bons momentos. Ernandes tem segurado muito bem a situação, apesar da grave crise econômica e hídrica. O anúncio das obras do saneamento básico da área central da cidade, orçado em torno de R$ 24 milhões, vai mudar o cenário. Uma Estação de Tratamento de Esgotos também será construída. Ernandes tem grupo e Eudes precisa de mais grupo. Eudes não tem onde buscar, Ernandes tem... Uma coalisão "laranja", Amarelo + Vermelho, poderia fundir as pretensões do Dr. Eudes... É matemática... Amarelo e Vermelho juntos. Pode ser!

    ResponderExcluir
  12. Estou admirando muito o governo do prefeito Ernandes , gostaria de ver ele mais quatro anos como prefeito de Venturosa , e nao Eudes

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!