domingo, 1 de setembro de 2013

REFLEXÃO DE DOMINGO - O ÚLTIMO LUGAR!

O EVANGELHO  (Lc 14,1.7-14) NOS CONTA que Jesus foi num dia de sábado à casa de um dos chefes dos fariseus. Jesus vai comer na casa deste homem e observa a atitude de alguns presentes que se esforçavam para ocupar os primeiros lugares da mesa, ou seja, queriam serem vistos e admirados pelos outros convivas. Não seria surpresa se um deles quisesse ser até invejado por ocupar um lugar de destaque entre os outros.

Jesus então nos fala sobre a importância de não buscar o primeiro lugar, mas o último! Ele fala por meio de uma parábola, onde ao ocupar um lugar que não lhe pertence o dono da festa poderá pedir para que você se retire para que outro tome o que lhe é de direito, o que para quem sai é uma enorme vergonha. Melhor seria ocupar um lugar modesto e ser elevado pelo dono da festa a uma posição mais honrosa. Que alegria!

Na vida moderno todos querem os primeiros lugares! São obcecados pelos holofotes e chegam a praticar aquilo que foi expressamente proibido por Jesus para serem vistos e aplaudidos pelos homens! Dão esmola e tocam trombeta para anunciar seu ato sem saber que para Deus essa atitude não tem valor algum.

Jesus quis nos ensinar que devemos sempre praticar a humildade.

O orgulho frenquentemente é fonte de ruína. A própria história nos mostra que os grandes impérios produzem os instrumentos de sua própria destruição. Foi assim com a Babilônia, o Egito, Roma e muitos outros. Do mesmo modo são as pessoas. O povo tem um ditado repleto de sabedoria: "Quanto mais se sobe maior será a queda".

Mas é possível crescer da forma correta, sem soberba e fazer do sucesso pessoal e profissional um dom de Deus para nossa vida e para a vida dos outros.

Na primeira leitura da liturgia dominical (Eclo 3,19-21.30-31) encontramos no Eclesiástico:

"19 Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que um homem generoso. 20 Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade, e assim encontrarás graça diante do Senhor. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. 21 Pois grande é o poder do Senhor, mas ele é glorificado pelos humildes."

Jesus nos ensinou que o verdadeiro líder deve se colocar como quem serve. Suas atitudes davam mais exemplos que suas palavras e por isso ele foi o Mestre dos mestres. Na humildade sincera e verdadeira ele se tornou fonte de humilhação para que nEle todos fossemos exaltados e glorificados diante do Pai.

Devemos traduzir isso em atos concretos no nosso trabalho, em nossos cursos e, principalmente, em nossos relacionamentos pessoais e em nossa família. A humildade nos faz capazes de sermos melhores para nós e para os outros.

Que um dia possamos afirmar como Paulo: "Não sou mais eu quem vive, é Cristo que vive em mim".

Um ótimo Domingo e que Deus esteja sempre conosco!

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!