quarta-feira, 18 de setembro de 2013

REFLETINDO SOBRE O CENÁRIO POLÍTICO DE VENTUROSA PARA AS ELEIÇÕES DE 2014

A política nunca dorme. A eleição seguinte já começa a ser disputada quando a atual termina e os homens públicos têm sempre a missão de tentar antever os tempos, ao menos, os homens públicos de vocação e talento.

E é por isso que devemos refletir sobre ela de forma fria e sem paixões.

A possível saída de Inocêncio Oliveira já colocou os políticos venturosenses para pensar. Inocêncio sempre foi um forte aliado da atual ala governista. Delmiro Alexandre, Iterbo Galindo e Eudes Tenório tinham livre trânsito com o político que usava de sua grande influência para destinar recursos para o município. Até nos dias atuais Inocêncio tem público cativo em Venturosa e nada que se diga de negativo (e real) sobre ele é capaz de dissuadir esses eleitores. 

Como fica a coisa agora que ele pode deixar um espaço em aberto? Já se fala em apoiar os irmãos Júlio e Zeca Cavalcante para vagas estadual e federal, mas não se sabe se isso seria um golpe certeiro ou uma aventura. Talvez o mais lógico seja apoiar o sucessor escolhido pelo próprio Inocêncio e manter o grupo unido, mas o certo é que sem uma figura centralizadora o grupo governista pode, pela primeira vez em décadas, sair dividido para uma eleição. Coisa que já coloca seus bons articuladores políticos na ativa. Eles sabem que manter a organização é a base para a força de que hoje dispõem.

Já a oposição parte mais uma vez dividida. O líder do grupo, José Lemos bateu o martelo com alguns dos vereadores eleitos e apoiará Marcoantônio Dourado e Silvio Costa. Caso o projeto de Armando Monteiro para a cabeça do estado se confirme, ele é o nome a ser apoiado pelo grupo em Venturosa. Outros vereadores eleitos pela oposição partirão para outras alianças por motivos variados, que vão do ideológico ao próprio arranjo político. Quem vai dizer que estão errados?

Ainda falta na oposição uma visão sistêmica. Carecem do que a situação tem de sobra: bons articuladores! Mas aos poucos as coisas se ajeitam. Pela primeira vez em quase uma década possui um nome natural para disputar uma eleição municipal ou indicar quem o faça e vereadores que se mostram atuantes e têm ganhado a confiança do povo, mas precisam dar passos mais consistentes se pretendem chegar com reais chances de vitória no próximo pleito.

As eleições de 2014 servem de ensaio. Vamos assistir para ver no que dá!

Emerson Luiz

2 comentários:

  1. Politica nao se faz so com boas propostas, e sim por apoio politico e bons articuladores, isso e claro em nosso municipio. nao vence o que for o 'honesto' e sim o 'inteligente'.Acoes e atitudes sao esquecidas, mas obras feitas de concreto sao eternas, o tem so enche de glorias o feitor da obra, e tipo assim.

    ResponderExcluir
  2. Esse cara só pode estar tirando onda. Não entendi quase nada do que ele falou. Política tem que ter proposta e essa conversa de obras que só servem para encher os bolsos de alguns que não podemos dizer quem são é coisa vergonhosa.

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!