sábado, 14 de setembro de 2013

PROTESTOS DE PROFESSORES NO MÉXICO É IGNORADO NO BRASIL

NÓS QUE TRABALHAMOS EM EDUCAÇÃO DEVEMOS FICAR ATENTOS PARA QUE ESSAS "REFORMAS" QUE ESTÃO SENDO IMPLANTADAS NO MÉXICO APORTEM NO BRASIL.



Os professores mexicanos protestam desde 28 de agosto em frente as principais redes de televisão do país, exigindo que os canais deem tempo na televisão mexicana para explicar suas propostas sobre as normas regulamentares da reforma educativa e sua rejeição à Lei do Serviço Profissional Docente.

Essa é uma das normas secundárias à reforma educacional promulgada em fevereiro pelo presidente do México, Enrique Peña Nieto, e estabelece a avaliação como o principal instrumento para ingresso, permanência e promoção dos professores em vagas do sistema de educação pública.

Os educadores bloquearam na segunda-feira durante horas os acessos às embaixadas de Espanha, Estados Unidos e França na capital mexicana para cobrar que sua opinião seja levada em conta. E também fecharam durante horas os acessos ao aeroporto da capital, o que afetou a chegada e a saída dos viajantes.

Os manifestantes já haviam cercado semana passada a sede da Câmara dos Deputados e do Senado, o que fez com que os legisladores se refugiassem em um centro de negócios para debater uma série de iniciativas no período extraordinário.

Entre essas iniciativas existem propostas de três leis regulamentares em matéria educativa, que permitirão a aplicação da emenda constitucional. A Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), que controla grande parte do setor educativo, disse que uma das propostas, a Lei de Serviço Docente, foi retirada da agenda do período extraordinário, mas as outras duas foram aprovadas pelos deputados na quinta-feira e pelos senadores na sexta-feira.

Então além de prestar concurso público para ingressar na carreira docente, o professor deveria realizar provas periódicas para continuar no cargo ou ser promovido. Revoltante é o menor adjetivo a ser empregado a essa proposta. Por que não forçar os políticos mexicanos e brasileiros a passar por avaliações periódicas para mostrarem serem capazes de cumprir seus mandatos? 

Não seria ideal aplicar essa norma a outras carreiras do funcionalismo como médicos, engenheiros e juízes?

Imbecilizar uma nação é a forma mais eficiente de dominá-la, por isso os esforços dos governantes para sucatear a educação pública, independente do país em que o mau uso dos recursos é praticado.

AGORA VEJA O QUE NOSSA MÍDIA TRADICIONAL DIVULGA OS PROTESTOS DOS PROFESSORES MEXICANOS:

Matéria publicada no portal TERRA


Protesto de professores termina em conflito com polícia no México



A operação aconteceu dois dias antes do tradicional "Grito da Independência", um ato feito pelo presidente do México em uma das sacadas do Palácio Nacional Foto: EFE
A operação aconteceu dois dias antes do tradicional "Grito da Independência", um ato feito pelo presidente do México em uma das sacadas do Palácio Nacional
Foto: EFE

A polícia mexicana removeu no fim desta sexta-feira os professores que estavam acampados há um mês na praça principal da Cidade do México, em protesto contra a reforma educativa promovida pelo governo, uma operação que terminou com o saldo de 31 pessoas detidas e 15 feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!