sexta-feira, 27 de setembro de 2013

NOVA PESQUISA IBOPE APONTA POSSÍVEL VITÓRIA DE DILMA JÁ NO PRIMEIRO TURNO


SAIU NO ESTADO DE SÃO PAULO - "Pesquisa nacional Ibope em parceria com o Estado mostra que Dilma Rousseff (PT) abriu 22 pontos sobre a segunda colocada, Marina Silva (sem partido), na corrida presidencial. Em julho, a diferença era de 8 pontos. Desde então, a presidente cresceu em ambos os cenários de primeiro turno estimulados pelo Ibope, enquanto Marina perdeu seis pontos, se distanciando de Dilma e ficando mais ameaçada pelos outros candidatos."

No primeiro cenário Dilma subiu de 30% para 38% nos dois últimos meses. Ao mesmo tempo, Marina (Sem partido) caiu de 22% para 16%. Aécio (PSDB) oscilou de 13% para 11%, enquanto Eduardo Campos (PSB) foi de 5% para 4%. A taxa de eleitores sem candidato continua alta: 31% (dos quais, 15% dizem que votarão em branco ou anularão, e 16% não sabem responder).

Quando o candidato do PSDB é Serra o cenário permanece quase que inalterado:

Dilma tem 37%, contra 16% de Marina, 12% de Serra e 4% de Campos. Nessa hipótese, 30% não têm candidato: 14% de branco e nulo, e 16% de não sabe.

Chama a atenção o alto número de pessoas que desejam votar em branco ou anular. Isso mostra o descrédito que a classe política tem com a população. Esse número bem como o tempo que falta para a eleição não permitem afirmar que Dilma será eleita em primeiro turno, mas podemos dizer sem medo de errar que será difícil destroná-la. 

O mérito é exclusivo dela, de Lula ou do PT? Não meus amigos. O PT de fato promoveu grandes mudanças sociais e promoveu uma distribuição de renda "nunca vista na história desse país", mas encaro sua permanência na liderança mesmo com tantos escândalos como resultado de vários fatores, entre eles, a completa incompetência de suas oposições.

O PSDB não construiu um discurso popular, não mostrou a que veio e se tornou um partido de elites. 

Marina tropeça nos trâmites legais e hoje a REDE é mais um sonho que uma realidade.

Eduardo Campos se apresenta como o novo da política nacional, mas terá problemas para montar um palanque que lhe renda votos fora da região Nordeste.

Muita coisa pode mudar até lá, mas o PT tem o curinga do baralho.

Lula já disse que fará o que sabe fazer de melhor.

Vai cair em campo e pedir votos.

Quem não quer um cabo eleitoral desses?

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!