sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Independência ou morte! INDEPENDÊNCIA e não vandalismo!


NO DIA 07 DE SETEMBRO o Brasil comemora sua independência política em relação à Portugal, um processo iniciado quando D. Pedro I se recusa a obedecer as ordens de seu pai e das cortes portuguesas e decide permanecer no Brasil, no que ficou conhecido como Dia do Fico.

Durante a história do nosso país muitas injustiças foram cometidas. A escravidão e a violência com os índios são só algumas delas que nos marcam até os dias de hoje.

Em cada superação somos convidados a clamar por independência, por liberdade! No sangue dos mártires como Tiradentes, Frei Caneca e Zumbi dos Palmares o povo brada por liberdade, pela sua independência!

No sacrifício de Chico Mendes, na luta pela educação libertadora de Paulo Freire, nas ações sociais de Hebert de Souza, o Betinho, o povo foi motivado a desejar a liberdade e lutar contra todo o tipo de repressão.

Se não nos identificamos com o brado do Ipiranga devemos nos ver na campanha das Diretas Já e no processo de Impeachment de Collor. O Brasil, por repetidas vezes, gritou "Independência ou Morte!" 

Esse ano a sombra do fascismo ameaça bradar "Morte à independência". Pessoas que querem usar da data célebre para praticar atos de violência, desprovidos de um sentido prático, depredando propriedade pública e privada. Usando da máscara do anonimato para fomentar a desordem e a baderna.

Sou a favor dos protestos legítimos, das greves, das passeatas, dos questionamentos oportunos e necessários para nosso crescimento enquanto nação. Mas serei sempre contra o oportunismo e a violência de grupos sectários que querem usar dos desejos do povo como se este fosse massa de manobra para que extravasem suas frustrações e preconceitos.

Que no dia 07 de Setembro possamos nos orgulhar do que conquistamos e do que desejamos conquistar enquanto nação. A revolução que tanto queremos deve ser feita por nós. Sejamos nós mesmos a mudança que desejamos, os políticos que merecemos e os cidadãos que tanto queremos admirar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!