domingo, 8 de setembro de 2013

CARTA ABERTA PARA DANILO GENTILI E O SEU PRECONCEITO COM O POVO NORDESTINO



Sei que dificilmente minhas palavras chegarão ao senhor Danilo Gentili, apresentador do programa Agora é Tarde da rede Bandeirantes, mas mesmo assim devo externar o que sinto na esperança de que seu ato não seja imitado por outros.

O senhor Danilo, como figura pública que é, deveria estar ciente de sua responsabilidade ao usar de sua imagem para difundir tamanho preconceito em relação ao povo nordestino. Ao "comentar" o apagão que afetou a  maioria dos estados da região disse: 

"Um apagão afetou uma parte do Nordeste. Digo boa parte, porque nem todas as cidades têm energia elétrica. Sabe como eles perceberam que tinha acabado a energia? Quando parou o trio elétrico. Sem água e agora sem luz, os médicos cubanos do nordeste estão se sentindo em casa".

Essa fala me faz lembrar das publicações da jovem Mayara Petruzo que pediu para que fizessem um favor a São Paulo e matassem um nordestino afogado. Puro sentimento de xenofobia de uma jovem alienada que "estudava" direito. A OAB de Pernambuco entrou com uma representação na justiça contra a jovem. Fará o mesmo com Gentili?

O argumento rasteiro, pobre, preconceituoso e desprovido de qualquer senso moral utilizado pelo apresentador/comediante só demonstra o seu total desconhecimento em relação ao nosso povo. Danilo pensa que nossa terra é semelhante a sua cabeça, desprovida de luz! O Nordeste não é apenas trio elétrico como o Sudeste não é apenas funk. Uma generalização típica de quem nunca enxergou além do próprio umbigo e nunca tentou compreender o que lhe cerca. O preconceito do senhor Gentili é tanto que não é restrito apenas ao povo nordestino. Danilo deixa claro sua opinião, se é que posso chamar assim, em relação aos cubanos.

Em outros tempos ele poderia se dedicar a aprender o alemão e enviar seu currículo para o Heich, ou, quem sabe, desfilar a noite coberto por um lençol branco. Enoja-me ver que alguém com tanto poder de influenciar jovens usa de um espaço no chamado horário nobre para agredir de forma tão vil seres humanos que queira ou não são seus pares.

O senhor hoje se encontra no seleto grupo dos Felicianos e das Mayaras, um grupo que merece nosso repúdio. Ultimamente está em moda dizer "que o gigante acordou" e que estamos "mudando essa país". Então, creio que já passou da hora de expor atos sujos como os seus e questioná-los publicamente na esperança de que outros não sigam seu péssimo exemplo.

Não perderei meu tempo descrevendo as belezas do Nordeste, a honestidade de seu povo, a grande contribuição histórica, social e intelectual que o povo nordestino legou ao país porque o senhor seria incapaz de compreender tais argumentos.

Deve estar ocupado pensando na próxima piada sobre nordestinos. Se é que o senhor consegue pensar.

Emerson Luiz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!