quinta-feira, 6 de junho de 2013

UMA LIÇÃO SOBRE FORÇA



Um pai viu de longe a cena. Num jogo de futebol onde a rua servia de campo, um menino empurrou e humilhou seu filho quando este sofreu um gol. O humilhado era maior que o menino exaltado e partiu para resolver a questão no braço.

_ Guilherme! - Gritou o pai. - Para casa! Agora!

O menino veio chorando, frustrado em sua vingança.

_ Quem começou foi ele! - Apressou-se em justificar.

_ Eu vi.

_ E por que não me deixou bater nele? Ele falou mal da mãe e tudo!

O pai passou a mão na cabeça do filho depois de fechar o portão.

_ Não deixei que você batesse nele porque você é um bom menino. Pessoas boas devem aprender a conviver com o fracasso e com a sucesso. Os dois tem muito a ensinar. A derrota nos ensina ainda mais, pois nos permite rever estratégias, pensamentos, atitudes e até o valor que damos a algumas pessoas. Os verdadeiros amigos de um homem se apresentam nos momentos em que quase todos acreditam que ele está derrotado.

O seu colega não aprendeu a conviver com o fracasso e isso é ruim. Caso ele não mude sofrerá muito e se subir muito alto poderá ser bem pior. Quanto mais alto se sobe maior é a dor quando se cai. Mas não lhe chamei porque queria ensinar sobre fracasso ou sucesso, queira lhe ensinar sobre força.

Guilherme não mais chorava. Ele olhava atenciosamente para o pai.

_ Você é maior, mais rápido e mais esperto que aquele menino. Com certeza poderia ter lhe dado uma boa surra. Mas a força de um homem não reside em ele poder ser violento com os que não podem se defender dele. Um homem de força não precisa ser violento nem retribuir insultos, meu filho. Um bom homem aceita suas limitações e tenta sempre ser melhor. E lembre: Nunca melhor que os outros, mas sempre melhor para os outros.

Emerson Luiz
Pesqueira, 04 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!