sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governador Eduardo Campos lança campanha de vacinação de aftosa em Venturosa - PE

Chegada de Eduardo Campos ao Parque de Exposição acompanhado por lideranças políticas.

Venturosa - 01 de junho de 2012. Na manhã desta sexta-feira o governador Eduardo Campos compareceu ao Parque de Exposições deste município em companhia do Ministro Mendes Ribeiro Filho para lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, além Lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa e outras ações como o lançamento do cartão do Produtor, a entrega de carros do convênio animal, a assinatura do Convênio Vegetal e a entrega de milho pela CONAB.

Entrega simbólica de milho pela CONAB

Numa fala emocionada, o agricultor Aparecido - o popular Cido da Carrapateira - agradeceu ao governador Eduardo Campos pelos esforços e pelo compromisso com o homem do campo, elogiando a parceria da ASA com os pequenos produtores rurais na construção das cisternas calçadão e advertiu aos companheiros do campo: "Não devemos vender esse milho a ninguém. Esse milho é nosso e não deve ser vendido a comerciante nenhum e depois ser vendido pelo dobro do preço a gente"! Cido também ressaltou a importância dos agricultores se organizarem para ter acesso aos benefícios oferecidos pelos governos Estadual e Federal.

O senhor Eraldo Tenório Bezerra, fiscal da Adagro em Venturosa, recebeu as chaves simbolizando a entrega dos carros modelo Fiat Uno adquiridos para a empresa por meio do convênio animal.

Receberam o cartão produtor das mãos do governador e do ministro os senhores Jurandir Rodrigues da Silva e Antônio Zacarias Filho.



DAS FALAS DAS AUTORIDADES

A cerimônia prosseguiu com as falas das autoridades constituídas.  O Secretario de Agricultura e Reforma Agrária Ranilson Ramos saldou as autoridades presentes e o vice-prefeito Paulo Tenório e  afirmou que o desenvolvimento de Pernambuco é resultado do comprometimento do governo Eduardo Campos, que segundo ele, "fez direito todo o dever de casa" e que da próxima vez em que se encontrasse com o Ministro seria em um novo contexto: "Pernambuco livre da aftosa".

O prefeito do município, o senhor Eudes Tenório Cavalcante, falou sobre a situação da cidade, das obras realizadas em sua administração frisou que era do seu intento construir 20 poços artesianos no município e solicitou do governador o apoio na construção de uma grande barragem para o município de Venturosa com capacidade de 17 a 20 milhões de metros cúbicos.

O ministro Mendes Ribeiro frisou a honra de trabalhar em conjunto com o governador Eduardo Campos. Exaltou o crescimento e a valorização do Brasil num momento repleto de figuras políticas importantes como o ex-presidente Lula, o governador Eduardo Campos e a atual presidente Dilma. Reconheceu o drama da seca que assola o nordeste e o orgulho que sentia em relação à força do povo dessa região para superar essas dificuldades.  Narrou as ações do seu Ministério e o compromisso da presidente Dilma para a construção de um Brasil ainda melhor.


Em seguida o governador Eduardo Campos que iniciou sua fala em meio a uma salva de palmas. Explicitou a alegria de estar junto do ministro Mendes Ribeiro e agradeceu a todos que estavam presentes e dedicavam-lhe apoio, aos prefeitos presentes, vereadores, o agricultor José Aparecido - Cido - e as lideranças políticas presentes: Dr. Iterbo, Ernandes, João Bosco, Donizete, João Henrique e Lemos. O governador também fez menção aos que receberam os cartões e ao superintendente da CONAB.

O governador lembrou o pioneirismo de Arraes ao levar luz elétrica para o campo, ação que serviu de inspiração para o programa luz para todos do governo federal. Reconheceu a gravidade da seca "como a mais dura estiagem dos últimos 40 anos". Pela composição do solo essa região encontra dificuldades na perfuração de poços artesianos e disse que "temos que aprender a lidar com a água, buscar todas as formas    (de preservá-la) como cacimbões e barragens, como o governo quer ser parceiro, mas temos aqui em curso, ministro, uma grande ação que é trazer a água do São Francisco". Explicou que o governo de Pernambuco já fez a contratação dos canos para levar água para 60 municípios pernambucanos, incluindo Venturosa. 

Eduardo Campos explicou a atuação do seu governo no campo econômico, com ações como a do Bolsa Estiagem, a transferência do estoque da Conab a preço baixo para o agricultor, tirar o imposto das rações na entrada em pernambuco e a compra de caprinos e ovinos dos agricultores para que estes não sejam explorados!

No campo social foi destacado as ações do programa Mãe Coruja.

Sobre a falta de água o governador frisou o mau uso da sua distribuição "pelos velhos coronéis para obrigar as pessoas a votarem em quem eles queriam e foi contra isso que nos posicionamos a vida inteira". Para Eduardo a água é um meio de libertação do povo e cabe ao povo comunicar onde ela é usada como favor. Obras como a adutora e a construção de cisternas calçadão reforçam a confiança que o povo pernambucano conseguirá atravessar essas dificuldades mais uma vez.

Com isso despediu-se do povo de Venturosa e pôs fim ao evento.

POLÊMICA SOBRE A VINDA DO GOVERNADOR

Até as 17h00 da quinta-feira (31 de maio) havia dúvidas sobre a presença do governador Eduardo Campos  no evento de hoje. Tudo foi iniciado com um ofício enviado às lideranças municipais e regionais do próprio cerimoniário do governo anunciando a presença do vice-Governador do Estado, João Lyra Neto.  A agenda oficial também não registrava os compromissos do dia 01 de junho, o que gerou certa ansiedade compensada com a presença de Eduardo, que a cada dia angaria aliados e respaldo popular para saltos maiores em sua carreira política.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!