quarta-feira, 11 de abril de 2012

JUVENTUDE EM DESTAQUE: ARTIGO DE OPINIÃO DA JOVEM DRYELLY ANNE

Quem nos brinda essa semana com um belo artigo de opinião é a jovem Nome: Dryelly Anne Leonilo Bezerra, de 19 anos e estudante do Curso de Direito da UPE.


O papel da juventude na construção de uma sociedade justa


Antes de começar a minha reflexão sobre a juventude e seu papel na sociedade quero elencar dois fatos históricos marcantes na vida do nosso país: 1) Durante a Ditadura Militar os jovens articularam planos para combater a tortura e restabelecer a Democracia, faziam passeatas e encaravam os policiais. 2) Caras-pintadas foi um movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impedimento do Presidente do Brasil e sua retirada do posto.
A juventude é uma fase transitória na vida de uma pessoa, que geralmente é acompanhada por um processo de mudanças. Nesse período muitos jovens se lutam por ideais em favor do bem comum, eles assumem a causa do seu país, da sua comunidade. Os exemplos dados no início do texto comprovam essa energia depositada na luta por uma sociedade mais justa.
O jovem pode contribuir para a sociedade? Sim, não só pode como deve. O jovem tem dentro de si a força capaz de gerar mudanças na sociedade. É claro que hoje não encontramos mais a propulsão do jovem dos anos 80, pois o contexto no qual nos encontramos é outro. Hoje, a força juvenil está concentrada e apontada para outras formas de participação a atuação.
O senso comum apresenta o jovem como alienado, passivo e desinteressado pela participação na vida social, porque não encontra a juventude filiada a determinadas instituições. E a grande massa continuará a não enxergar e terá a mesma concepção, se não perceber que o jovem dessas últimas décadas está dedicado a causas consideradas importantes, sejam elas políticas, econômicas ou ambientais e não, necessariamente, vinculado a uma entidade. Essa é a grande diferença: O jovem luta por causas que ele considera importante para a sociedade e não pelas causas que as instituições priorizam.
Diante de todo exposto, salientamos que o jovem tem um papel importantíssimo na construção de uma sociedade mais justa. Ele, apesar de está numa fase transitória, tem dentro de si um potencial que o leva a pensar grande, refletir criticamente a sociedade e agir em favor do coletivo. Não podemos deixar que os jovens do nosso país não sejam levados a sério, porque apesar de suas limitações, os mesmos têm muito a oferecer para o crescimento da sociedade de uma forma mais humana e justa.
Eu sou jovem, eu tenho ideal, posso mudar a realidade social e quero ajudar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Dryelly Anne

4 comentários:

  1. Arrasou muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  2. Minha Querida Afilhada Dryelly Anne um texto excelente. A Juventude é sem dúvida a força transformadora da sociedade, pois tem a capacidade de sonhar,de lutar por ideais, de ousar. Continue assim e com certeza poderás afirmar: "Eu sou jovem, eu tenho ideal, posso mudar a realidade social e quero ajudar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna".
    Com admiração e afeto. Seu Padrinho: Pe. Fábio Pereira dos Santos.

    ResponderExcluir
  3. Texto perfeito,parabéns!

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!