sexta-feira, 23 de março de 2012

Artigo de Opinião - Tarcísio Victor


Recebi este artigo por e-mail do jovem Tarcísio Tenório Victor e tenho o prazer de publicá-lo neste blog. É sempre bom ver que os jovens de nosso município rompem as barreiras impostas e expressam o que sentem e percebem do mundo com clareza, objetividade e respeito.

A seguir a íntegra do artigo:


Aos que acreditam que a eleição se decide no mês Março. 




Ontem, dia 23\03\2012, a cidade de Venturosa foi tomada por uma série de explosões de fogos. O motivo: resultados de uma pesquisa, que segundo foi divulgado por partidários do governo, sagrava Ernandes liderando as intenções de voto para prefeito de Venturosa com ampla vantagem. Não sou estatístico e não tenho instrumentos para questionar números, por mais absurdos que estes possam parecer a mim ou a maioria dos cidadãos deste município. 

Não posso confirmar nem negar a margem de vantagem atribuída ao candidato Ernades, mas, não foi nenhuma surpresa para mim, tendo em vista que o prefeito declarou o seu apoio a Ernandes e que há uma campanha implícita para sua eleição já há um bom tempo. Nada mais natural. 

Estamos com um pré-candidato há aproximadamente 20 dias, e mesmo em tão pouco tempo, se formos comparar com o candidato da situação, o nosso representante vem em uma crescente considerável. Caso os dados da pesquisa se confirmem, levanto a seguinte questão: Quantos candidatos à prefeito não gostariam de subir 25 pontos percentuais em tão poucos dias? 

Lembremos que, eleições que pareciam imbatíveis, desmoronaram em um piscar de olhos. Aqui vai alguns exemplos: 

– Jonas em Buíque, enfrentou uma lenda viva da política de Buíque (Arquimedes); Jonas era o quinto colocado, em um universo de 5 candidatos, e isso a menos de 1 ano da eleição. No final das contas, Jonas ganhou a confiança do povo, e tornou-se Prefeito de Buíque com apenas 25 anos. 

– Eduardo Campos, na eleição de 2005\2006 figurava até 1 mês do dia da eleição em 3º lugar, atrás de Mendocinha e Humberto Costa, respectivamente. Eduardo Campos, mostrou, na reta final da eleição, todo o seu potencial político e hoje é Governador reeleito pelo estado de Pernambuco. 

– Armando Monteiro, iniciou as disputas eleitorais para o Senado em 2010, onde figurava como 3º colocado, ficando atrás, segundo as pesquisas, de Marco Maciel (homem público tido como imbatível na política pernambucana) e Humberto Costa. Frise-se que somente dois senadores poderiam ser eleitos. Ao abrir das urnas, Armando Monteiro surpreendeu os adversários, e sagrou-se o senador mais votado de Pernambuco, seguido por Humberto Costa. Marco Maciel amargou a sua primeira e aparentemente inacreditável derrota política. 

Poderia falar dezenas de exemplos, mas me dou por satisfeito. 

Não quero dizer com essas palavras que Lemos e Donizete já ganharam ou vão ganhar a eleição; mas digo, com toda convicção: a eleição só acabará quando o último voto for contabilizado. 

Política não se decide anos, meses ou dias antes de abrir as urnas. A pesquisa que realmente decide o destino de uma cidade é feita no primeiro domingo do mês de outubro; essa pesquisa sim, eu e todos aqueles que compartilham dessa opinião, faremos questão de ganhar; e vamos ganhar. 

Todos os que discordam do meu pensamento têm o meu respeito; afinal, essa é principal virtude de viver em uma Democracia. 

Encerro este artigo de opinião com um ditado de nossa cultura nordestina: "Celebrar a vitória de uma eleição meses antes dela acontecer, é que nem peito de homem, não serve de nada". 

Tarcísio Tenório Victor

O blog mantém espaço para todos que queiram se manifestar. Caso tenha o desejo de ter um artigo publicado aqui escreva-o e envie-o para o e-mail: blogdoemersonluiz@ig.com.br  e ele será publicado integralmente. 

Comentários anônimos são moderados. Caso deseje que seu comentário seja publicado sem moderação identifique-se logado à uma conta do google, orkut, face book ou g-mail.

O autor do blog não se responsabiliza por comentários de terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!